terça-feira, 6 de julho de 2010

ESCLARECIMENTOS DO SINPOJUD. SERÁ?

Mais uma vez, em resposta aos nossos posts, recebemos dois comentários que parecem ter sido escritos por dirigentes sindicais. Desta vez, veio assinado por "Diretoria SINPOJUD". Será?
A conversa confere com os discursos do pessoal de lá. Quem conhece sabe. Críticas aos dirigentes anteriores a Zezé, personalização do sindicato, enaltecimento da figura de Zezé, lembranças antológicas da greve de 86 dias, dos tempos de outrora etc.
Desde de já avisamos: vai ter tréplica... rs
Confiram:


"Importante estas imperiosas colocações, pois torna-se mister dizer que as evidências falam por si e somente.

Primeiramente, quem ficou bastante incomodado com a Greve foram os desembargadores do Pleno, salvo raras excessões que ainda sonham com um judiciário igual para todos, que calcularam perdas de arrecadação diária por conta do movimento paredista.

Neste mesmo sentido, cabe esclarecer que a Presidente do Sinpojud se manifestou de maneira diplomática, não atacando e nem desrespeitando os MMs. Magistrados, mas deixando sempre claro (e Bete Rangel, do Sintaj, é testemunha) dos verdadeiros motivos que determinaram uma greve inevitável que foi a "ameaça de cortar de quem tem pouco para favorecer a quem tem muito" e que "precisava ser resolvido isso logo, antes que o CNJ caia para dentro do Tribunal de Justiça da Bahia para mostrar como resolver".

Maria José, Oficial de Justiça, da Comarca de Ilhéus, sempre foi e sempre será estrategista, aprendeu a não atacar primeiro e negociar depois. Essa consciência política se construiu e se lapidou durante os primeiros anos em que ela esteve a frente do Sinpojud sem conseguir nada que equacionasse a nossa situação financeira.

Nossa vida como serventuário da Justiça até 2001 era um verdadeiro inferno. Ganhávamos praticamente salário mínimo (e as vezes menos).

O SINPOJUD era um “Sindicato” comandado por dirigente que só pensava em si mesmo. Quando ele promovia uma greve, antes mesmo de conseguir algo, ele a terminava, sem dar explicação nenhuma - dizia apenas que a greve acabou. Isto porque ele entrava em contato com os políticos, ouvia as orientações do seu partido e por temer ser demitido por não ser DEVIDAMENTE concursado, encerrava o movimento sem dar maiores explicações e sem nenhuma conquista.

O sindicato só possuía dívidas. O prédio era alugado. Ficávamos próximo ao Fórum Rui Barbosa, tinha uma sala com cadeiras de plástico. Nós dormíamos em colchonetes, não existia carro e tudo o que havia era alugado.

A diretoria era formada, na maioria, por servidores não concursados sem estabilidade, que por qualquer ameaça dos Desembargadores desistiam de defender os interesses da categoria. Era uma situação revoltante e angustiante. Foram anos a base de salário mínimo e sem mais nada, enquanto que esses dirigentes sindicais ganhavam, além dos seus vencimentos, um adicionalzinho gordinho para poder ficar calado.

Este dirigente era ou é ainda político e só pensava em ser deputado. A entidade sindical na administração dele, usava a nós e a imagem do sindicato para o enriquecimento ilícito de seus dirigentes.

Era um sindicato morto, apagado e inoperante. A nossa URV, que poderia ter sido recebida na mesma época que os juízes receberam, não aconteceu na mesma época dos magistrados por causa desse presidente sindical.

Depois de Maria José, passamos a ser respeitados e a ser recebidos de maneira mais ponderada por parte do TJ da Bahia.

Hoje o sindicato tem um verdadeiro patrimônio. O nosso salário, que ainda não é muito bom e nem mais ou menos, aumentou. Mas não por força do radicalismo e sim por saber negociar a favor da categoria. A perspectiva é de melhora, mas precisamos nos posicionar de maneira cautelosa, pois os Desembargadores são poderosos e são eles que decidem como a Administração deve agir.

Fizemos 86 dias de greve para sairmos da condição de "miseráveis" do Poder Judiciário nacional. Melhoramos o pouquinho que hoje existe nos nossos contra-cheques por conta de negociações e muita diplomacia.

Não é justo, depois do pouco que nós fizemos, mas que melhorou significativamente a vida dos servidores se comparado ao ano de 2001, termos a nossa integridade moral questionada.

As declarações do Pleno tem nítido objetivo em acelerar a divisão entre servidores e serventuários, lançar dúvidas sobre a posição de Maria José na defesa de nossos interesses e provocar desunião da categoria em caso de ser deflagrada nova greve.

Os desembargadores sempre tiveram Maria José como uma "pedra no sapato". Sempre quiseram mantê-la sob controle, mas ela mesma era a que chamava mais a atenção deles sobre o que estava deixando de ser feito para melhorar a qualidade de trabalho de todos, e que se a categoria se revoltar e deflagrar uma greve, ela irá apoiar.

Todos os Desembargadores do Pleno querem vender a imagem de que a Greve foi por questões políticas, mas porque isso agora? Simples, para convencer os Deputados Estaduais e Federais, para não chamar muito a atenção do CNJ e desviar o foco do verdadeiro motivo da Greve. A partir do momento em que eles ratificaram a decisão de manter o corte de ponto, Maria José falou que eles "atiraram no próprio pé". Pois isso, por si só, já é um belo motivo para retornar a greve.

A decisão do corte de ponto já está em discussão na esfera Federal. Explicou-se todo o desenrolar da greve e os reais motivos que tornaram inevitáveis o movimento grevista.

Foi apontado que os outros Tribunais Estaduais estão em greve por motivos semelhantes, dentre eles a falta de moralidade de um órgão que deveria zelar pelo bem de todos em geral.

Quero observar que se hoje o Tribunal de Justiça da Bahia é um lugar possível de se trabalhar e de ser remunerado com um vencimento melhorzinho que o que antes era oferecido, isso ocorreu por causa de Maria José.

Hoje, ela está mais cuidadosa com as palavras e mede consequências antes de proferir qualquer acusação. Só não se limita a falar o que é de conhecimento de todos.

Espero que vocês se atinem para o que está sendo construído aos poucos, mas de maneira organizada. Não se consegue construir uma casa da noite para o dia, mas temos como enxergar como poderá ser o final da obra. O acabamento da obra, somente no final e isso é o que exige mais investimento.

A greve poderá voltar, mas desta vez será para chamar a atenção do CNJ por conta das arbitrariedades do TJBA.

Companheiros, visitem mais o Sinpojud e participem dos nossos encontros. No dia 30 de julho, compareçam a Assembléia. É importante a presença de todos.

Iremos custear o transporte para aqueles que desejarem vir em grupo. Conversem com o Delegado de sua comarca. Se até o dia 30 de julho, nada for feito para reverter a situação que está nos prejudicando hoje, o Sinpojud irá continuar a greve por tempo indeterminado ou até a decisão do STF sair.

Só alerto a categoria para não colocar o carro na frente dos bois.

Atenciosamente,

SINPOJUD"


.

14 comentários:

  1. Gostei do texto. O Sindicato finalmente sai da defesa e mostra suas garras de uma forma positiva, lúcida. O cara que escreveu parece ser bem intencionado, e entendo a posição de Zezé, liderança sindical é um cargo político, e discutindo sobre salário que é uma discussão eminentemente política, ela tem que ser moderada, tem o dever de filtrar o grito da base, não pode chegar no palácio gritando que tudo aquilo é um absurdo, tem que pegar leve mesmo. O Sinpojud porém parece ter vergonha de mostrar publicamente suas posições e isso as vezes cria um clima de desconfiança e hostilidade.

    QUem muito abaixo a bunda mostra, os desembargadores são poderosos mas não estão acima da lei, é preciso saber quando falar manso, e saber quando temos direito de gritar (como foi no caso do corte do ponto, do adicional de função, dos super salaros, a lei e a justiça estavam conosco). A forma como o sinpojud se defendeu das acusações de leniência foram patéticas, medíocres, só aumentaran a desconfiança da base. Eles tem no corte de ponto e na GEE uma boa oportunidade de mostrar serviço.

    ResponderExcluir
  2. se realmente é do sinpojud, eles "assumiram" que não haverá antecipação da assembléia. mas foi isso que foi deliberado????????????

    ResponderExcluir
  3. Uma presidente de SINDICATO que se preza não fala para a sua categoria que irpa recorrer ao bom coração da Presidente que tem só baixado DECRETO DE RETALIAÇÃO CONTRA OS MENOS FAVORECIDOS. OS SINDICATOS TEM QUE SER MAIS AGRESSIVOS. A GREVE SE CONTINUASSE O TRIBUNAL NÃO IRIA AGUENTAR TANTA PRESSÃO E ALGUMA COISA BOA ESTARIA ACONTECENDO PARA NÓS MEROS SERVIDORES. ONTEM LI, QUE UM DIRIGENTE SINDICAL LEVOU UM OFÍCIO PARA O TRIBUNAL PARA QUE O CORTE DOS 14 DIAS DE JUNHO SEJA PARCELADO. ISSO É UMA VERGONHA!!!! QUE SINDICATOS SÃO ESSES???TOMEM VERGONHA NA CARA DE VOCÊS E VÃO TRABALHAR PARA REPRESENTAR NOSSA CATEGORIA. CHEGA DE TANTA INÉRCIA, RABO PRESO COM ESSES DESEMBARGADORES.QUEREMOS ATITUDE, ESTAMOS CANSADOS DE TANTA HUMILHAÇÃO.

    ResponderExcluir
  4. Meu posicionamento diante de tamanha declaração de apoio aos serventuários e servidores é de atenção. Não sei o que pode estar ocorrendo para que um dirigente sindical surja e poste palavras de apoio ao Sinpojud. Seria uma divisão interna dentro do sindicato? Conquistas ocorreram sim e depois de Zezé as coisas melhoraram muito se comporadas como eram a dez anos atrás. Mas não mudou da água pro vinho, mas de água para suco em pó, nem de polpa tá sendo ainda.
    Não encontrei ninguém em que se possa confiar e ruim por ruim, prefiro ainda Zezé. Torço somente para que a diretoria seja reformulada, pois tem muita canalhisse naquele meio. Enfim, essa é a minha conclusão.

    ResponderExcluir
  5. MAIS É CLARO QUE TEM QUE SE HUMILHAR, SE A MESMA VIVE CORRENDO ATRÁS DE FAVORES PARA SEUS FAMILIARES, TAIS COMO CONTRATOS REDA PARA OS SEUS PARENTES, COMO FOI NAS GESTÕES ANTERIORES. E PASMEM SOUBE NA MINHA COMARCA NOS FESTEJOS DE SÃO JOÃO POR UM DEPUTADO AMIGO NOSSO, QUE A MESMA TEM DOIS IRMÃOS DE CONTRATO REDA NO GOVERNO WAGMER. POR ISSO A MESMA FICA PIANINHA EM RELAÇÃO AO GOVERNADOR, TÁ EXPLICADO.
    ALÉM DE FICAR PELOS CORREDORES DO TJ, CHORAMINGANDO, DIZENDO QUE FOI OBRIGADA A FAZER GREVE E QUE ESTÃO QUERENDO TOMAR O SINDICATO DELA, CHEGA A SER PATÉTICA A CONVERSA, SE JUSTIFICANDO A UM E A OUTRO.

    ResponderExcluir
  6. Aaaaaaaaaaah, alguma dúvida de que esse texto foi escrito pela Diretoria do Sinpojud? Só de ler "excessões", eu tive certeza...

    ResponderExcluir
  7. Vai bater carimbo...que é o melhor que faz!

    ResponderExcluir
  8. Tudo que o sindicato conseguiu comprar foi com a mensalidade que nos servidores pagamos, agora pensem quantos de nossos colegas estão passando dificuldades financeiras com esse corte salarial, o sindicato tem a obrigação de ajudar, pois pra que damos essa contribuição? Não seria para uma necessidade como essa?

    ResponderExcluir
  9. Estou indignada pois na minha Comarca muitos colegas receberam o salário sem descontos e outros tiveram descontos em tudo até no ticket e transportes, que desorganização é essa se todos fizeram greve isso não é justo.

    ResponderExcluir
  10. Questionar uma dirigente sindical igual a Zezé, uma Oficial de Justiça de Ilhéus, negra, de família humilde e que não é rica, apenas se sustenta e ajuda os seus familiares para que todos tenham oportunidade é fácil. Queria ver se algum dos que a criticam tivessem vivendo o que ela vive e já viveu. Vocês se comportam com facistas arrogantes, vaidosos que se acham donos da verdade e não respeitam as escolhas de ninguém. Aprendam a enxergar a vida como ela é, não como vocês acham que deveria ser. Nessa desorganização do judiciário que prejudica todos nós e abre espaço para que cada um encontre o seu jeitinho de tentar viver com qualidade, vocês só sabem culpar e criticar. A vaidade de vocês é muito superior a consciência e não sabem fazer outra coisa a não ser promover a revanche, em detrimento ao diálogo. Se aprofundem e observem a realidade natural das coisas.
    Tenho mais de 30 anos de tribunal, vi e aprendi muitas coisas. A primeira delas foi quando vi a Lei 9.099 ser sancionada e permitir o fim da burocracia na hora de se buscar a justiça, com mais celeridade, com apenas a oralidade e sem precisar de advogados, pois a petição era preenchida na hora que você informava o seu problema. Hoje, depois de 15 anos, nada disso aconteceu. Os juizados são como cartórios comuns e com as mesmas exigências, obedecendo o CPC e estabelecendo condições semelhantes aos dos cartórios e demais varas judiciais. Enfim, uma boa proposta que naufragou com o tempo. Vocês não tem idéia de quantas promessas a gente ouve ao longo dos anos e se frustra. Eu sei e vivi tudo isso. Apoio o Sinpojud e, apesar do pouco que ela fez e poderia mais fazer pela categoria, agradeço a Zezé, pois sei a pessoa boa e humilde que ela é, e se ela não faz muito mais é porque não há mesmo o que ser feito.

    ResponderExcluir
  11. Ótimo! Vamos pensar que seja possível destituir a presidente do Sinpojud. Agora, vamos imaginar que poderemos substituir por alguém que fique imune as vantagens proporcionadas pelo exercício do cargo. Quem seria mais apto a assumir tal posição? Aguém se habilita? Pois bem, quem põe defeito demais, muito o faz por querer comprar! Estão pensando o quê? Já ouvi o mesmo discurso e da mesma forma, por parte daqueles que passaram pelo Sinpojud e sempre termina seduzido pelo poder. A diferença se faz presente quando vemos o que o sindicato possui hoje de patrimônio. Agora ninguém questiona o porque de no Sintaj haver dirigentes que são clientes C, ou seja, aquele funcionário não concursado e que recebe adicional de função e, mesmo entrando depois de 05 de outubro de 1983, ainda se considera estável. Ninguém se pergunta quem são os filiados ao Sintaj, se os supersalários fazem parte dos seus filiados.
    Bete Rangel deve muitas desculpas aos seus super filiados e apadrinhados, pois os mesmos estão pedindo a desfiliação do sindicato dela para montar uma Associação e a arrecadação, com certeza, irá cair. Agora fica fazendo essa mobilização para retirar os filiados do Sinpojud. Vocês não imaginam o que era trabalhar no Tribunal Estadual da Bahia, não tem idéia do que era antes e como é hoje. Ainda falta muito para chegarmos no nível que desejamos, mss não posso admitir que gente que nada sabe da história do Sinpojud, dos momentos difíceis que nós passamos quando o presidente era Edmo e da inércia do Sinpojud quando Nazareno se dizia na frente de defesa dos interesses da categoria. Aqui, pelo que se percebe neste blog, existe uma franca perseguição contra o Sinpojud e seus dirigentes. Não posso deixar de enxergar uma certa rivalidade por parte de quem ou das pessoas que estão a frente desse blog. Tenho certeza de que são dos Juizados e entraram a pouco tempo no Tribunal. Nem experimentando um pouquinho do sabor da nossa fragilidade quando confontamos os Desembargadores vocês não entendem com o que estão le dando? Nós, serventuários, aprendemos isso quando vemos que não podemos questionar um juiz por ele, ao invés de trabalhar as 8 horas diárias, despachar e realizar audiências para fazer correr a justiça em favor dos jurisdicionados, preferem permanecer nos seus cartórios por no máximo 4 horas.

    ResponderExcluir
  12. COMUNICAMOS AOS SINDICALISAS PORTADORES DO BENEFÍCIO DO ADICIOAL DE FUNÇÃO, QUE O SUPERIOR TRIBUNAL FEDERAL, CASSOU A LIMINAR DO CNJ, EM QUE SUSPENDIA OS PAGAMENTOS DO REFERIDO BENEFÍCIO, ATRAVÉS MANDADO DE SEGURANÇA N.28924 DEFERIDO PELO PRSIDENTE DO STF EM EXERCÍCIO, MIN. CARLOS AUGUSTO AYRES DE FREITAS BRITTO.

    NO DIA 08 DE JULHO,FOI ENCAMINHADA PETIÇÃO REQURENDO JNTADA DE PROCURAÇÕES.

    ENTENDAM.
    PETIÇÃO PARA QUEM AINDA NÃO TINHAM PROCURAÇÃO,E ASSIM PODEREM PARTICIPAR DO BENEFICIO JÁ QUE O MANDADO SÓ CONTEMPLA OS IMPETRANTES COM PROCURAÇÃO.

    COMO É DO CONHECIMENTO DE TODOS QUE DIRIGENTES SINDICAIS DO JUDICÁRIO RECEBEM ADICIONAIS, OS MESMOS TERÃO QUE, URGENTEMENTE, PROCRAREM A COMISSÃO SOBRE ADICIONAL DE FUNÇÃO,NO TJBA, JÁ QUE A FOLHA DE PAGAMENTO FECHARÁ NO DIA 12 DE JULHO.

    A COMISSÃO FICA LOCALIZADA NO MESMO AUDITÓRIO EM QUE HOUVE A PRIMEIRA ASSEMBLÉIA DO SINPOJUD-SINTAJ, PARA FINS DE RETIRADADA DO ADICIONAL DE FUNÇÃO, LEMBRAM-SE?

    DIRIGENTES SINDICAIS, CORRAM, APRESSEM-SE, A FÔLHA ESTÁ FECHANDO, PRAZO ESGOTANDO-SE.

    URGENTEEEEEEE.

    ResponderExcluir
  13. De Cartório e com vergonha na cara10 de julho de 2010 às 23:03

    SUPERIOR TRIBUNAL FEDERAL????? NÃO SERIA "SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL"? AFFF... Só podia partir desse povo adicionado. Mas valeu pelo recado, colega... Pena que você (que nem sabe o nome da nossa Suprema Corte) talvez nem tenha se dado conta de que esse Mandado de Segurança pode ser um tiro pela culatra (o efeito final pode ser diverso do que vocês esperam) e tem pouquíssima importância, pois a Lei da CET já extinguiu o ADF. ADEMAIS, VOCÊS ESTÃO LEMBRADOS QUE EXISTE UM DECRETO, ASSINADO POR SILVIA ZARIF, DETERMINANDO QUE O ADF NÃO INCORPORADO SÓ PODERIA VIGORAR POR UM PERÍODO (3 MESES, SALVO ENGANO) APÓS O INÍCIO DA NOVA GESTÃO? SERÁ ESSA MAIS UMA IRREGULARIDADE DA CÚPULA DO TJBA?

    ResponderExcluir
  14. "Os desembargadores sempre tiveram Maria José como uma "pedra no sapato". Sempre quiseram mantê-la sob controle..." (SINPOJUD)

    E realmente conseguiram o controle, dando-lhe um polpudo ADICIONAL DE FUNÇÃO DE 150%.

    Meus caros, o histórico de Zezé à frente do sindicato não a absolve dos atos de traição da categoria.

    ResponderExcluir