"Ontem, 12 de maio de 2010, a desembargadora Telma Britto, presidente do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia, recebeu diretores dos sindicatos SINPOJUD e SINTAJ mais a participação de representantes da base e do comando de greve. O objetivo tinha como ponto inicial a negociação com a categoria dos servidores do Poder Judiciário.
A presidente falou de seu espanto em relação a greve deflagrada há uma semana. Mostrou-se surpresa porque ficou sabendo da greve em Brasília quando negociava com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Ela esperava da categoria, principalmente dos sindicatos, maior tempo dela à frente da administração do Tribunal de Justiça. “Estou apenas há três meses à frente da presidência do TJ”, disse.
A presidente do Tribunal de Justiça falou ainda que o fato de parte da categoria dos servidores ter procurado o CNJ – referindo-se à Nota Técnica e ao adicional de função - tira de sua responsabilidade tomar providências, como as que vinha mantendo: ser contra demissão, cortes no geral, levar projetos à Assembleia Legislativa e decretos que venham a desonerar a folha.
A desembargadora presidente do Tribunal de Justiça disse que qualquer atitude dela a partir de agora, e enquanto os servidores permanecerem em greve, é o de acatar as decisões do CNJ. Não abrirá mão do Poder Judiciário, de sua administração, falando que a Bahia tem história no contexto e deve, portanto, ter o respeito que merece como instituição do Poder Público.
A reunião foi até as 22 horas. Os servidores se reuniram no Hall do TJ até às 23 horas, após duas horas com a presidente do Tribunal de Justiça, e fizeram pré-avaliação da reunião confirmando que não houve avanço nas negociações e que, na parte da manhã de hoje, 13/05/2010, acontece novamente avaliação, agora completa, para passar à categoria na Assembleia Geral Extraordinária Unificada que ocorre nesta sexta-feira, a partir de 9 horas no Ginásio de Esportes do Sindicato dos Bancários que fica nos Aflitos (motivo de mudança do local – o espaço é maior) para que todos participem. "
Ontem comemoramos aqui uma nota que o nosso sindicato publicou no seu site sobre os motivos da nossa greve. Pensamos que finalmente estávamos todos do mesmo lado. Mas eis que hoje, o SINPOJUD publica esta outra nota sobre a reunião com a Presidente Telma Britto. Mais um vexame do sindicato.
Já tá ficando cansativo reclamar da atuação do SINPOJUD. Tá na hora de começarmos a tomar uma providência efetiva! Estamos no meio de uma greve, que pretende um resultado, que até há pouco tempo se consideraria uma utopia. QUEREMOS A MORALIZAÇÃO DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO NOSSO ESTADO! Diante de todas as informações a que tivemos acesso sobre a existência de supersalários, sobre favorecimentos (que sempre vivenciamos, mas que não tínhamos provas fáticas), sobre concentração de renda nos funcionários apadrinhados do TJ e como tudo isso é prejudicial à folha de pagamento do Tribunal e ao legado que todos os desmandos das administrações anteriores nos deixou, É IMPRESCINDÍVEL QUE OS SINDICATOS ABRACEM A CAUSA QUE EMANOU DA SUA BASE!
São eles que falam por nós, principalmente nesse momento tão importante! E olha o tipo de nota que publicam!
Façam-nos o favor! É revoltante!
O SINPOJUD vive no mesmo tempo que a Presidente Telma Britto! A informação hoje circula com muita facilidade, não há como fazer propagar só aquilo que se quer. Haviam mais de 15 pessoas na sala e por isso mesmo essa nota pode ser combatida ! Já tivemos acesso à diversas falas e interpretações do que foi dito lá. Não cabe ao SINPOJUD fazer discurso em defesa do Tribunal. Sabemos que a presidente Maria José é amiga pessoal da presidente Telma Britto, no entanto, definitivamente, em se tratando do nosso movimento, elas estão em lados opostos. E é assim que deve ser!
A nota sugere que deveríamos nos condoer pela Desª Telma estar apenas há três meses no poder. E daí? A nossa questão não é pessoal, todo o processo se iniciou já algum tempo. Apuramos o nosso olhar para o TJ desde que passamos a ter acesso à informações que há tempos desejávamos e nesse compasso não tivemos como começar a questionar a atuação dos sindicatos, que ao que parece, sempre tiveram acesso à muitas informações e se omitiram!
Sugerem mais uma vez que não deveríamos ter acessado o CNJ para que o mesmo resolvesse questões que está se provando que só ele pode resolver! Quer dizer que a base faz o papel do sindicato e ele ainda reclama? Poupem-nos! Tão personalista quanto a Presidente Telma Britto. Típico de quem se acostumou por demais com o poder e faz de tudo para não perdê-lo!
As falas dos dirigentes sindicais à mídia têm sido uma vergonha diante da mobilização da nossa categoria. Sempre resumindo tudo à uma guerrinha financeira, como eles estavam acostumados a fazer! Já dissemos que o problema não é o dinheiro em si, é o que se faz com ele, são as escolhas do TJ Ba em relação ao dinheiro público! Isso é muita coisa!
Desde as eleições para a direção do SINPOJUD, no ano passado, muita coisa tem sido revelada - não esquecemos dos processos que o SINDICATO teve que pagar altas quantias pela prepotência da presidente Maria José, que chegou até a demitir uma funcionária grávida! - e, por desgraça de todos nós, parece que tudo nos chegou de uma vez, nos obrigando a enfrentar os nossos problemas assim, em meio ao caos!
Não podemos nos dar o luxo de desviar o nosso foco. Temos um problema grave com o TJ Ba e precisamos resolvê-lo! Mas o SINPOJUD chega a enervar os servidores com inferências dispensáveis sobre quase tudo! Tá na hora de mudar isso e os servidores estão dando chance ao sindicato. Mas está se tornando óbvia a insurreição que ocorrerá logo que tudo se acalmar com o patrão.
NÃO EXISTE OPOSIÇÃO À PRESIDENTE E SIM À ATUAÇÃO DO SINDICATO! A alternância de poder é salutar. E ela fatalmente virá.
SE NÃO SE CORRIGEM, DEPOIS NÃO RECLAMEM!
.
Você foi extremamente preciso nas suas palavras. Eu não poderia colocar melhor.
ResponderExcluirO Sindicato parece que entrou numa espiral de auto destruição, é mancada atrás de mancada porque zezé (e a coitada da bete do sintaj) parece que andam deslumbradas, pisando em ovos pra falar com Telma. Pode ser machismo, mas esses sindicatos estão precisando de Homens na liderança. Chega de politicagem, chega de vaidade pessoal, tudo para essas pessoas é pessoal.Têm sido visivel como a mesa dos sindicatos se posiciona reiteradamente contra as aspirações democráticas do servidor.
Sugiro que vocês imprimam isso e distribuam folhetos amanha na assembléia, tanto a notícia como o seu comentário.
É por essas e outras que o sitio do Sinpojud, raramente e consultado por nós servidores, preferimos consultar o sitio do Sintaj, que aliás ja deveria ter resolvido o problema do virus. Ele é mais democratico, pode-se comentar sem qualquer receio de retaliação por parte dos seus diretores. E agora até o mesmo o (sitio do Sintaj), virou obsoleto, esta perdendo para o blog dos servidores. Imaginem quanto não é gasto pelos sindicatos para manterem seus sitios. E um simples blog, mais que é bem gerido, com informações quase que on line, verdadeiras, sem firulas, sem efeites, que em menos de um mês é seguido por quase 25.000,00, pessoas. Não necessitamos mais dos sitios dos sindicatos. E lhes digo porquer: Sitios do patrão. Fala só o que o patrão quer e permite. A nossa lingua, a lingua dos servidores só reconhecemos nas falas deste Blog maravilhoso. Parabéns, a todos que contribuem com o blog dos servidores. Vcs são demais. vaias aos sitios dos sindicatos. São totalmente inoperantes. Quem quiser que ache ruim. Mais falei e pronto. Acho melhor economizarem o nosso dinheiro ao invéz de manter um sitio inútil.
ResponderExcluirCompanheiros, é verdade que "Zezé" recebe R$ 25.000,00 (VINTE E CINCO MIL REAIS) por mês do TJ-BA? E que ela tem dois filhos em cargo de confiança no Tribunal de Justiça da Bahia?
ResponderExcluirSe for, está explicado porque o SINPOJUD'as NÃO AGE.
MORALIZAÇÃO DO TJ-BA JÁ.
Esta é a nossa bandeira e é isso que tem que ser divulgado na imprensa. Como está a sociedade fiacará contra nós.
VEJA O QUE A DELEGADA SINDICAL DO SINPOJUD, MIRIAN VALE, diz em vídeo postado na página incial do SINPOJUDAS sobre a GREVE e os SERVIDORES EM ESTÁGIO PROBATÓRIO.
ResponderExcluirCompanheiros, é um absurdo o que Mirian Vale, Delegada Sindical, disse para a TV Servidor, em reportagem que estava publicada até ontem, 12/05/2010, na página inicial do site do SINPOJUD. Ela teve a afronta de dizer que os “os servidores em estágio probatório causaram a greve e agora não estavam apoiando o movimento”. Eis a transcrição do infeliz e incoerente comentário da colega, (que, infelizmente, é delegada sindical), ao ser indagada a respeito da sua avalização sobre o movimento grevista: “Olha, nós esperávamos que “estivesse” todos os estágios probatórios aqui, mas a gente tá vendo que tem uns dois gatos pingados. Eles provocaram o problema e agora nós, os antigos, estamos aqui enfrenta a greve “sozinha” e não é possível a gente continuar fazendo este movimento sem que eles estejam aqui”.
O não menos desinformado repórter da TV Servidor, ainda a apoia dizendo: “Greve é um instrumento que deve ser utilizado num momento certo e é algo sério. As pessoas não podem propor isso numa assembleia e na hora de vir pra frente da batalha fugirem do... fugir da raia.” E a desinformada delegada sindical continua: “Exatamente, era o que a gente estava esperando. Eu tava esperando chegar aqui hoje e encontrar este estacionamento [em frente ao Fórum Ruy Barbosa] super lotado de pessoas, porque foi dessa forma que deliberaram lá na assembleia, mas ao contrario disso estamos os antigos, os funcionários antigos, e não é exatamente o momento para se fazer uma greve.”
O repórter, que deve ser vendido, pergunta se isso (a greve) não é uma manobra de algum grupo opositor que quis desestabilizar o movimento dos servidores da justiça, que é um dos movimentos mais fortes aqui dentro do estado da Bahia? E a “amiga da onça” continua: “Com certeza, deve ter sido sim, tem aí uma galera nova e mais algumas pessoas que já estiveram à frente do sindicato e no momento não faz mais parte do sindicato e a gente acredita que esse pessoal quer desestabilizar realmente o SINPOJUD. O repórter-fantoche dá o gran finale: “Então vocês serventuários da justiça não “seja” massa de manobra, você tem um sindicato que é extremamente forte, extremamente combativo. Agora, cuidado com aqueles aventureiros que querem se aproveitar de um momento sério. Deixe que seu sindicato sabe conduzir essa negociação junto a quem de direto”. Concluiu o repórter.
Pessoal, o vídeo com estes absurdos está logo na página inicial do SINPOJUD. Se isso é divulgado na imprensa os prejudicados seremos todos nós servidores. Ficará parecendo que o movimento grevista não é de todos, apenas de alguns; Que a categoria não está unida. Sabemos que isso não é verdade e é revoltante ouvir uma colega nossa dizer que “NÃO É O MOMENTO PARA SE FAZER UMA GREVE”.
Isso me leva a pensar: De que lado o SINPOJUD realmente está ao deixar no ar, e ainda na página inicial, uma asneira dessas?
PROVIDÊNCIAS pessoal, o mais rápido possível.
Requeiram que o SINPOJUD retire este vídeo do ar, pois coisas assim só enfraquecem o movimento grevista e a categoria.
Esclareça-se já à impressa quais são os verdadeiros motivos da greve. Precisamos da população do nosso lado.
Chamem esta tal Mirian Vale para falar cara a cara com vocês durante a assembleia geral do dia 14, aí veremos se são os servidores em estágio probatório que estão fugindo da raia, ou uns e outros traíras. Aliás, servidor em estágio probatório também não é servidor do mesmo jeito dos outros? Que preconceito é este agora?
Ora, quem está no estágio probatório fez concurso do mesmo modo que a maioria dos efetivos, apenas temos que esperar três anos para sermos efetivados.
SINPOJUD, isto é um sindicato ou uma sucursal da presidência do TJ-BA?
E a nota do TJ postado agora?O que dizer?
ResponderExcluirPrimeiramente, gostaria de registrar quão gratificante é saber que já podemos ter dentro de nós uma certeza: unidos podemos mudar a cara da Bahia, a cara do Brasil! O que vejo neste blog é puro exercício da cidadania, da esperança, do dizer NÃO à alienação e à imoralidade.
ResponderExcluirNecessária se faz a divulgação do endereço do blog durante a assembléia de 14/05 para todos os servidores, bem como aos quatro cantos do mundo.
Quanto à postura do SINPOJUD em seus vídeo e texto,sugiro a lembrança de trecho da lição escrita em idos de 1.848:
“Todos os movimentos precedentes foram movimentos de minorias ou no interesse de minorias. O movimento proletário é o movimento independente da imensa maioria no interesse da imensa maioria. O proletário, estrato inferior da atual sociedade, não pode erguer-se, pôr-se de pé, sem que salte pelos ares toda a superestrutura dos estratos que constituem a sociedade oficial.
[...]
Depois da derrocada dos governos existentes, e na primeira oportunidade, o Comitê Central se transferirá para a Alemanha, convocará imediatamente um Congresso, perante o qual proporá as medidas necessárias para a centralização dos clubes operários sob a direção de um organismo estabelecido no centro principal do movimento.
A rápida organização de agrupamentos – pelo menos provinciais – dos clubes operários é uma das medidas mais importantes para revigorar e desenvolver o partido operário. A conseqüência imediata da derrubada dos governos existentes há de ser A ELEIÇÃO DE UMA ASSEMBLÉIA NACIONAL REPRESENTATIVA.” (Karl Marx e Friedrich Engels)
Interessante a vocação ao delírio frenético da crítica sem ater-se a compreensão do texto. É via de mão única. Tem que ser o que pensam, não os fatos publicados. Estou totalmente em desacordo com as cobranças feitas sobre críticas às matérias veiculadas pelo sindicato. Está clara a informação, e se há descontentamente contra o TJ não é feito com agressão. Em pleno século XXI lembrar Lennin e Karl Marx não é retrocesso, mas citação fora de hora, moda!
ResponderExcluiré interessante salientar que a GREVE DO JUDICIARIO não é por aumento de salário,mesmo por que existe o aumento de 18% previsto para Julho, e sim por Moralidade da Justiça Bahiana. Em um segundo momento sim, poderiamos, após a desoneração da folha de pagamento, negociar a antecipação do PCS.Isso é que deve ser niticiado nos telejornais, mesmo que em nota paga pelos sindicatos. PRECISAMOS INFORMAR A POPULAÇÕ O MOTIVO REAL DA GREVE.
ResponderExcluirMuito legal este discurso politicamente correto , principalmente para aqueles que não tem adicional de função ... mas que se tivessem não pensariam duas vezes em mudar de opinião. Eta povinho mediocre acostumado a comer galinha caipira e dormir depois do almoço nos seus interiores onde os coroneis e fazendeiros não precisam nem ir aos cartórios para usarem estes serviços...
ResponderExcluir