sábado, 3 de julho de 2010

DAQUI PRA FRENTE TUDO VAI SER DIFERENTE?


Recebemos esse texto como comentário de um dos nossos posts e pela eloquência do autor, resolvemos publicar aqui. É a voz do servidor, da base, daquele que foi prejudicado pelo corte de ponto também...
Não precisamos nem dizer, mas vamos: APOIADO!




"Não vejo problemas em antecipar a assembléia. Novas informações foram acrescentadas ao PP em andamento. O que não podemos é incorrer em ações sem antes analisar todos os aspectos, inclusive (e principalmente) a falta de sintonia entre diretoria e a base. Isso não siginifica que não devamos fazer nada, muito pelo contrário. Podemos e devemos elencar ações que podem ser desenvolvidas mesmo sem a greve. Um dos pontos que não favoreceram a greve foi a falta de coesão da categoria. Se analisarmos friamente a questão, temos de cara um divisão entre servidores com adicional e sem adicional, o decreto 152 da presidencia ao cortar a GEE não atingiu a todos, deixando os que já recebiam como vantagem pessoal. Isso precisa ser considerado. Não dá pra fazer greve por setores, pois será fadada ao fracasso.

O que dizer de um comando que não comanda? Por pressão das assembléias elegeu-se pessoas para integrar o comando de greve junto com a diretoria (esta não à toa, altamente descredibilizada). Não podemos deixar de considerar que, por mais que os companheiros se dediquem nessa empreitada, ainda são os dirigentes os "detentores" dos números, das informações e dá má vontade em dividir isso com a categoria. Fazer passar uma proposta que incluísse servidores nesse comando e na comissão que fez a minuta do pré-projeto nas primeiras assembléias foi um duelo titânico. Quem estava lá presenciou. Greve só com a categoria disposta não garante resultado positivo. Quem tem a chave do cofre é o sindicato. Por falar nisso, às quantas anda a prestação de contas do Sinpojud? Ouvimos a alegação de que não tinha dinheiro pra matéia paga em jornal, ne TV, nada. Greve, não é cruzar os braços apenas........... requer estratégias de enfrentamento, mobilização. A categoria deu show de mobilização, organização. AS diretorias desafinaram e feio!!!! Devemos desistir da GREVE? Não, de forma alguma. Devemos buscar pontos de convergência da categoria; devemos buscar as formas de combater a omissão dos dirigentes, devemos considerar que são muitos os sujeitos do processo.

O poder, representado "harmonicamente" pelos poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário) deu provas contundentes do quanto está articulado, em prol da defesa de seus interesses. Não sejamos ingênuos achando que será fácil nossa empreitada.

Tudo que foi iniciado serviu pra despertar uma categoria que há muito tenpo "achava que estava tudo certo". Agora temos certeza que não é bem assim.

Nada é conclusivo nesse processo. Alías, agora sim começamos a ver que falta muito pra se chegar a algo definitivo, em todos os sentidos.

Senhoras e senhores, está aberta a discussão!!"

Wilson Assis - Vit. da Conquista/Ba

2 comentários:

  1. Wilson:Parabéns.Estamos com muitos caciques e poucos índios.Tem muita gente com pouca visão.
    è verdade que nos últimos anos os salários melhoraram.Eram piores!!!!Mas a lei 11170-08 pouco ajudou`.Em algum caso piorou, como contemplar só os anos de PJudiciário(os inativos foram os mais prejudicados).Se tivéssemos os aumentos dados pelo governo(que lástima!)estaríamos até em posição melhor.
    Deveríamos ter 1 só sindicato , não com "s" minúsculo, mas poderoso, forte, ativo e sem rabo preso.Imagina fazer greve para derrubar a Presidente!!!!Isto mostra a fragilidade do Sindicato e ,sobretudo,que tipo de autoridade temos e dependemos.

    Se os juízes fizerem "greve" pouco acontece, mas, nós,mostramos o nosso serviço.

    A sociedade deve saber, através da mídia,sempre, o que acontece conosco.

    O nosso salário é tão achatado que 18% pouco representam e fazem um drama por causa disto!!!18% dos salários dos exmos e exmas...que maravilha seria.

    1 Sindicato livre!!!1 departamento jurídico à altura !Providências imediatas ,profícuas e eficientes.Não embargos declaratórios!!!!!

    Acelerar a Assembléia.Discutir as falhas,mostrar o nosso valor.

    ResponderExcluir
  2. Caros Colegas,

    A greve foi um marco histórico na trajetória do Tribunal de Justiça da Bahia. Tivemos oportunidade de jogar para a sociedade as mazelas administrativas dp TJ BA. Todavia, na prática, continua a mesma coisa, OS SERVENTUÁRIOS RICOS CONTINUAM MAIS RICOS E OS POBRES MAIS POBRES. Este é o sentimento ao sentir no apertado orçamento mensal o DESCONTO dos dias de greve e com um agravante "o valor foi cortado integralmente de uma só vez", ora, se a cúpula do TJ tivesse sensibilidade saberia o quanto faz falta ficar sem a metade dos vencimentos; no mais absurdo das hipóteses ao menos parcelasse o desconto. É PRECISO RECORRER AO CNJ COM URGÊNCIA, pois os dias cortados em Roraima o CNJ obrigou a devolver.
    Assim, se o TJ/BA quisesse descontar que buscasse a via judicial.

    ABRAÇOS. VAMOS AGIR.

    ResponderExcluir