domingo, 4 de julho de 2010

O PROCESSO KAFKAFIANO



"O PROCESSO" é o livro mais famoso do escritor tcheco Franz Kafka. É o mais lido e estudado.
"A trama é conhecida: o protagonista, Joseph K., funcionário qualificado de um estabelecimento bancário, é preso um dia, de manhã, ao despertar, e se vê envolvido numa situação tão angustiante como a de Gregor Samsa, personagem central de outra história de Kafka, "A Metamorfose". (sintomaticamente, o pesadelo, na ficção de Kafka, não acontece quando as pessoas adormecem e sim quando elas acordam...). Durante um ano, Joseph K. é deixado em "liberdade condicional", mantido sob o controle de misteriosas autoridades que não se identificam e ameaçado pelas sanções de um estranho juiz que não se interessa por ele, que o confunde com um pintor de paredes e que é parte de um Tribunal ao qual ele não consegue ter acesso (assim como o agrimensor K., personagem de "O Castelo", não consegue ter efetivamente acesso aos senhores que o contrataram).

Joseph K. é acusado, não se sabe de quê, e processado, não se sabe exatamente por quem. E o pior: no final, é executado por dois agentes - também não identificados- que usam sobrecasaca e cartola, parecem atores de segunda categoria, arrastam-no para um lugar quase deserto e lhe enfiam no peito um facão de açougueiro. Tudo absolutamente kafkiano."

Qualquer semelhança com o TJ Ba é mera coincidência! Somos protagonistas de uma verdadeira trama de Kafka desde que o Pleno do TJ baixou a resolução nº 04 em plena greve dos servidores, ordenando o corte do ponto dos grevistas e a Presidência decidiu condicionar o pagamento de auxílios à produtividade do servidor, antes mesmo da greve ser considerada ilegal, o que acabou sendo feito pela juíza Lisbete M. T. A. Cézar Santos, no dia 09/06.
Retornamos ao trabalho no dia 15/06 e ainda assim tivemos o salário cortado. Uns mais outros bem menos. Alguns nada. Não houve critério algum, só a imposição do castigo, a revanche, o troco.

Além disso só pudemos conferir o tal corte no dia do pagamento mesmo, já que não temos mais acesso aos nossos contracheques, via RHNET. Foi amplamente divulgado, confirmado pela Presidente Telma Britto, que o RHNET foi retirado do ar devido ao ataque de hackers e vazamento de dados do TJ Ba. O susposto crime estaria sob investigação da Polícia Federal. Com isso, até o link da transparência, ordenado por resolução do CNJ, foi pras cucuias (sabe-se lá qual a relação entre o RHNET e a transparência...)
Lá se vão mais de 30 dias e nada de nada. Muita boataria, mas até agora nenhum resultado, nenhuma notícia, nenhum culpado.

Nenhuma medida efetiva contra o corte de ponto. Nenhuma notícia sobre o RHNET. Ficaremos nessa situação ad aeternum? Não sabemos. Mas ainda nos resta a boa leitura de Kafka...


FONTE: Resenhas Brasil
.

8 comentários:

  1. "Puliça federal", isso sim!
    Pra mim isso não passa de invenção. Não houve crime nenhum. Estão querendo arrumar motivos para castigar ou perseguir servidores! Depois dessa greve acredito em tudo! E não é mania de perseguição não, estamos lidando com o poder...
    O que a transparência tem a ver com isso? Tudo! Hahaha! Tá rolando é mta maquiagem... Quem tiver os dados da transparência até abril que guarde. E aguarde!
    Mais uma vez sindicatos pecando: estão esperando o que para denunciar isso ao CNJ?

    ResponderExcluir
  2. Até quando vocês vão ficar levando denuncias para o CNJ? No momento em que o CNJ tomar alguma decisão diretamente contrária aos nossos interesses é que vocês vão perceber que o CNJ age como qualquer outra corte, ou seja, de maneira corporativista. Particularmente, não acredito nessas instituições que são cheias de vícios e que agem de acordo com a sua conveniencia. Acredito sim, numa mudança profunda de comportamento profisional categoria, evitando o exercício de qualquer atividade que venha ultrapassar as nossas obrigações funcioanais. Quando por exemplo os juizes de primeiro vierem solicitando ou até mesmo determinando em alguns casos que exerçamos atividades da sua competencia, vamos dizer NÃO quantas vezes forem necessárias. Um colega lembrou bem em outro comentário, que os juizes de primeiro grau de hoje serão os desembargadores de amanhã e fatalmente sofrerão do mal do corporativismo e ao mesmo tempo esquecerão daqueles que muitas vezes fizeram as suas vezes nos processos de primeiro grau.

    ResponderExcluir
  3. ISSO É MUITO SÉRIO SIM! ONDE JÁ SE VIU, MEU? DA MESMA FORMA QUE ABRIR AS CORRESPONDÊNCIA ALHEIA É CRIME, INVASÃO DAS PRIVACIDADES E ACESSAR DADOS DE TERCEIROS SEM AUTORIZAÇÃO, AINDA MAIS CONTRA-CHEQUES, É CONSIDERADO CRIME. TÁ MAIS QUE LINCHADO NA LEI 6677 E TEM ATÉ ARTIGO QUE TRATA DESSES TIPO AÍ DE FALTA, CABÍVEL ATÉ DE PROCESSO E DEMISSÃO. JÁ SABEMOS QUEM VOCÊS SÃO E MAIS UMA PÁ DE GENTE, MAS ESTAMOS DEPENDENDO DESSA PROVA CABAL QUE SAI AMANHÃ, POIS O LOG E O IP DE CADA UM QUE ACESSOU JÁ TÁ NA MÃO, AS PÁGINAS QUE CADA UM VISUALIZOU, ISSO NÓS JÁ RELATAMOS E IDENTIFICAMOS DE CARA, AGORA DEPENDE DAS EMPRESAS QUE PRESTA ESSE SERVIÇO DE CONEXÃO E OS PROVEDORES, QUEBRAREM O SIGILO DAS CONTAS DOS DONOS DAS LINHAS QUE CONECTARAM. ISSO NÓS JÁ SABEREMOS AMANHÃ CEDO. CRUZAREMOS OS DADOS DOS QUE LOGARAM NO RHNET COM SUAS MATRÍCULAS E OS IPS REGISTRADOS DA HORA, COM OS QUE VAMOS CRUZAR AMANHÃ. TUDO DEMORADO, TRAMPO MUITO TRABALHOSO, AINDA MAIS QUE OS IPS SÃO TUDO DINÂMICO, ISSO QUE DIFICULTA E ATRASA NOSSOS TRABALHOS, MAIS MAIS QUANDO SE PRECISA CRUZAR E IDENTIFICAR OS PROPRIETÁRIOS DAS CONTAS. CONSEGUINDO ISSO, UM ABRAÇO, MANO OU MINA!(>:)) CLARO QUE TEM UNS NINJA AÍ QUE SURFA MUITO E NÃO DEU PARA BRECAR AS INFOS DELES, MAIS TAMO MIRANDO É NOS LOGADO, NOS QUE SURFARAM NO RHNET CONECTADO COM AS MATRÍCULA REGISTRADA. FICA ESPERTO, SEU PULIÇA!

    ResponderExcluir
  4. NAO PASSA DE MAIS UM BOATO SIM. OBSERVEM QUE TUDO QUE FOI FEITO E QUE SAIU DE BOATO FOI JUSTAMENTE QUANDO OS SERVIDORES VINHAM AGINDO PARA COIBIR ERROS DO TJ. INVENTARAM PRISAO, INVENTARAM DE TUDO PARA TENTAR AMEDRONTAR OS SERVIDORES QUE VINHAM EMPENHADO.

    AGORA OS SERVIDORES NOVAMENTE VOLTAM A INFORMAR AO CNJ OS ABSURDOS DENTRO DE UM PROCESSO QUE JA EXISTE. AE VEM OS APADRINHADOS COM O VELHO TRUQUE DE NOVO: INVENTAR ALGO PARA VER SE ASSUSTA ALGUEM.

    TROCA O TRUQUE PQ ESSE NAO COLA MAIS, SE QUISER BUSCAR CULPADOS, BUSQUE EM OUTRO LUGAR, PQ A GALERA DO ORKUT E BLOG NAO SE PREOCUPA COM ISSO, POIS NAO DEVEM NADA E SABEM QUE NAO EXISTE NADA.

    QTO A UM PROCESSO, SE REALMENTE EXISTISSE ESTARIA CORRENDO SOB SIGILO, E AO DIVULGAR ESSAS INFORMAÇOES SOBRE A SUPOSTA INVESTIGACAO VC JA ESTARIA NA LISTA DE UM CRIMINOSO, POR TA DIVULGANDO INFORMACAO PRIVILEGIADA.

    LEMBRAM-SE DO DELEGADO PROTEGENES? ACUSARAM ELE DISSO DE TER VAZADO INFORMACOES O QUE ESSE INDIVIDUO VEM AQUI FAZER, ENTAO VEJAM, SE TRATA DE UM BOBO, QUE SE REALMENTE EXISTISSE ALGO ELE NAO ESTARIA AQUI NO BLOG DOS SERVIDORES FALAR SOBRE O QUE VEM ACONTECENDO.

    ISSO NAO COLA AQUI, BABACA. VA PROCURAR OUTRO LUGAR QUE TENHA ALGUEM QUE DEVE, PRA TENTAR FAZER SEU MEDINHO.

    ResponderExcluir
  5. Analogia perfeita. Esse texto retrata fielmente a nossa situação. Estamos sendo vítimas da instrumentalização da justiça, é o direito usado para o mal, interpretado de forma a servir ao interesse do chefe de plantão.

    A situação é tão grotesca que não permite retornos. A relação entre Telma Brito e os servidores está definitivamente quebrada e o resto do mandato dela será um misto de guerra franca e agonia nos bastidores.

    ResponderExcluir
  6. A verdade é que voltamos ao velho regime "ACM" de governo; todos sabem que a Dsa Telma Brito é discípula do Des Cintra, alçado à corte pelo falecido coronel, e seguidor do mesmo; observemos que as estratégias contra servidores, a forma ditatorial de agir e até a cèlebre frase: "não negocio com servidores em greve" não é novidade na Bahia e sim um deprimente "remaker" de um tempo que todos gostariam de esquecer. Felizmente tudo passa, vide o infernal ACM, e com esta Sra. não será diferente: mais cedo ou mais tarde respiraremos aliviados e livres da sua triste presença.

    ResponderExcluir
  7. Que coisa impressionante! Quem é esse ser abominável que escreve de uma maneira tão... tão... tão... deixa para lá. Deve ser algum idiota que não tem o que fazer e que fica inventando coisas para poder aparecer. Isso deve ser coisa de algum apadrinhado, de algum ocupante de cargo comissionado, algum cliente C do Ipraj que está com medo de ser mandado embora a qualquer momento sem direito a nada, fica criando esse terrorismozinho ridículo para não deixar passar em branco, para fazer alguém sentir o que ele sente todos os dias, o medo de ser identificado e de ser despachado do cargo sem direito a nada.
    Vai procurar a sua turma, Watson!

    ResponderExcluir
  8. O paralelo traçado com o surreal Kafka vai se encontrar em algum lugar do infinito, e mais breve do que imaginamos. Afinal, há tantas metas para serem cumpridas, e nós, servidores, seremos parte importante para o sucesso? Se sim, nos aguarde!

    ResponderExcluir