sexta-feira, 18 de junho de 2010

RECLAMAÇÕES, SOFRIMENTO E REVOLTA NOS CORREDORES DO FÓRUM FILINTO BASTOS








A população de Feira de Santana e de cidades da micro-região está cada vez mais revoltada com o atendimento no fórum Filinto Bastos. Na manhã de hoje (18) as filas nos cartórios extra-judiciais eram tão extensas que tinha gente até na escada que interliga o primeiro ao segundo andar onde estão os cartórios de registros de pessoas naturais.
A dona-de-casa Eva Oliveira Santos Pinheiro, chegou às 4:30Hs e até por volta das 10 Hs não tinha conseguido nem receber uma senha. " isto aqui está horrível é preciso ter melhora. É preciso colocar mais funcionários e ter sensibilidade com o pessoal", afirmou.
Ela reclamou também que não tinha feito a primeira refeição do dia e o almoço ficaria comprometido."Devo ficar até 14Hs, mas só deixo o fórum com o meu documento", desabafou.

Outras pessoas juntaram-se a Eva, e também mostrando-se tensas explicaram o sofrimento que vem tendo para resolver situações bem simples como, por exemplo, a emissão de segunda via de uma certidão de nascimento ou casamento. Foi o caso de Edileide Ribeiro da Silva Assis. Ela chegou ao fórum ainda de madrugada. Precisava ser atendida no cartório do segundo oficio que estava fechado por falta de servidores."Não sei que horas vou ser atendida. Só Jesus Cristo é quem sabe. Mas ficarei esperando", afirmou.
A chefe do cartório do segundo oficio, Lucimeire da Silva, confirmou que o cartório foi fechado porque ela é a única servidora e estava fazendo um relatório determinado pelo juiz Roque Rui Barbosa, titular da Vara da Fazenda Pública a quem os cartórios estão subordinados. "Não temos servidores sou a chefe e atendente ao mesmo tempo", informou.
Ela disse ainda que o atendimento no cartório é segunda, terça e quinta-feira e ocorre nos dois turnos. Mas na quarta e sexta-feira só é possível no turno da tarde. No caso de quarta-feira a servidora trabalha com o juiz fazendo os casamentos e tem que fechar o cartório. Na sexta-feira quando aparece algum serviço pela manhã ela também deixa de atender a população.

Com cinco funcionários o cartório do primeiro oficio é o único com uma estrutura razoável. O chefe Jucelino Santiago disse que consegue atender uma média de 120 pessoas por dia. Mas lamenta que não dá para ampliar o atendimento cobrindo a deficiência do cartório do segundo oficio.

DESRESPEITO A equipe do Acorda Cidade flagrou um verdadeiro desrespeito á cidadania no fórum Filinto Bastos. Pessoas idosas a maioria mulheres até com quase 70 anos, tinham chegado de madrugada para serem atendidas no cartório do segundo oficio e não tinham senhas. Nesse cartório por falta de servidores apenas são distribuídas 20 senhas e mais cinco especiais para idosos e pessoas com algum tipo de deficiência.
A lavradora Irene Ferreira da Silva, saiu do distrito da Matinha de madrugada. Chegou ao fórum Filinto Bastos às 4:30Hs para fazer a segunda via do registro de um filho. Com fome, pois não tinha feito a primeira refeição, só tinha certeza de uma coisa: o almoço também seria sacrificado. No período da tarde iria disputar uma das cinco senhas especiais.

Com mais de 600 mil habitantes e um crescimento populacional cada vez maior depois do chamado "boom" imobiliário, a comarca de Feira de Santana já teria que estar com mais cartórios e pelo menos as 33 varas contempladas na LOJ - Lei de Organização Judiciária. O diretor do fórum Filinto Bastos, Juiz Valter Ribeiro Costa Junior disse que nem com todas as varas em funcionamento o problema seria resolvido. Segundo ele a cidade precisa de 200 juízes para ter um atendimento eficaz e célere.

 Depois de mais de um mês em greve, os servidores retornaram ao trabalho desde a última terça-feira. Mas a falta de respeito da Justiça da Bahia com o cidadão é algo incompreensivel. Triste Bahia. Triste Justiça.


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6 comentários:

  1. Mais uma vez: o problema não é funcinário, o problema não é salário. O problema é GESTÃO!

    Hoje mesmo a presidente nomeou varios funcionarios de cartorio e juizado para ocupar cargo em comissão no palacio.

    Ela ainda não entendeu quais são as prioridades, mesmo com mais de 30 anos...

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  2. Infelizmente esse também é o retrato da comarca de Itabuna. A quantidade de serventuários é muito aquém do que determina a LOJ. Aqui há 3 Tabelionatos, em um há 4 serventuários, no outro tem 2 e eu estou atuando sozinha no tabelionato há 3 meses. Além disso, meu cartório ficou fechado 9 dias em fevereiro, pq eu estava de férias e a outra colega não aguentou ficar sozinha e caiu doente. As filas são enormes e aqui apenas o tabelionato q tem 4 pessoas está fazendo procuração e só para idosos e analfabetos. A lavratura de escrituras de compra e venda, inventário, divórcio e outros tipos de procuração quase não existe mais por aqui, pois o expediente todo é voltado para autenticar e reconher firma; situação que se agrava mais por não sermos informatizados.
    CADÊ A PRIVATIZAÇÃO??? É o único jeito...pois os extrajudiciais foram abandonados e a população vem sendo desrespeitada.

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  3. Concordo em gênero, numero e grau com os comentários dos colegas.
    Os extrajudiciais do interior, quase em sua totalidade, estão um verdadeiro caos: não se nomeia ninguém; há cartórios funcionando apenas com 1 serventuário para dar conta do serviço de 4 ou 5 pessoas, para dar conta de demanda de três cartórios; há colegas que não têm tempo nem para beber água, para atender a uma ligação telefônica, para ir ao banheiro. E mais, além de não ter tempo, se sai para ir ao banheiro, por exemplo, o povo se irrita, enche de deboche.
    Há cartórios que ficam fechados quando o servidor sai de férias ou adoece.
    FILAS intermináveis, reclamações idem... Nossa, é uma luta de foice em um quarto escuro! Você tem que ter uma paciência de Jó, engolir sapos, esgotar-se fisicamente e mentalmente para TENTAR agradar os usuários. Fazemos o possível, mas, nem de longe, é o suficiente e adequado. Alguns entendem nosso sacrifício, nossa peleja diária, outros não...(não lhes tiro a razão o problema de o cartório funcionar mal não é deles, querem serviço digno e célere, entretanto, também somos povo e queremos que nos respeitem e nos tratem com dignidade: quer seja povo/usuário dos serviços, quer seja deputados, senadores, ministros, conselheiros e desembargadores: presidente, corregedores...)
    Confesso que oro a DEUS quando entro e saio do cartório, pois só Ele é por nós.
    Sofremos com a demanda de serviço, sofremos com as reclamações...
    Ora, senhores entronizados e resguardados em gabinetes de luxo, nós estamos em contato direto com o povo, o qual necessita dos nossos serviços de forma mais célere, com o mínimo de conforto e não se espremendo em corredores, tomando sol e chuva em porta do forum, chegando de madrugada para ser atendido e muitas vezes não o é, porque não podemos nos virar em dez... mas, enquanto isso na Capital há gabinetes de desembargadores com assessores e assessores, serventuários que deveriam estar em cartórios, gente demais, longe do povo, das reclamações, no maior bem-bom... querendo mais que os extrajudiciais, sobretudo do interior se lixem...
    PRIVATIZAÇÃO JÁ!
    NOSSOS 'SUPERIORES' SÃO TÃO AGÉIS PARA CORRER EM DEFESA DOS ADICIONAIS E OUTRAS BENESSES PARA SI E COLIGADOS, POR QUE NÃO O FAZEM PARA PRIVATIZAREM OS CARTÓRIOS EXTRAJUDICIAIS E ASSIM DEIXAR DE SACRIFICAR OS SERVENTUÁRIOS E O POVO?
    DE QUE VALE, ENFIM, A NOSSA LEI MAIOR? CADÊ O CNJ?

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  4. A única solução para os Cartórios Extrajudiciais da Bahia a privatização. É preciso que o TJBA cumpra a CF/88. O que não pode continuar acontecendo e a atuação situação. Cartórios sem funcionários e a população sem o atendimento que merece. Com a palavra... TJBA

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  5. A situção dos Cartórios Extrajudiciais na Bahia é uma vergonha. Cartórios sem funcionários. População sofrendo nas longas filas para atendimento. E o Tribunal de Justiça da Bahia não faz nada para mudar esta situação.

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  6. INFELIMENTE ESSA É MESMO A REALIDADE DE QUEM TRABALHA NO INTERIOR, NA COMARCA DE IRECÊ NÃO É DIFERENTE OS TABELIONATOS TRABALHAM COM APENAS UM SERVIDOR AOS QUAIS SOFREM BASTANTE POIS OS MESMO NÃO TEM CONDIÇÕES DE ATENDER A DEMANDA QUE É ENORME. O CARTÓRIO DE TÍTULOS E DOCUMENTOS TBM FUNCIONA COM APENAS UM SERVIDOR, NO IMÓVEIS NÃO HÁ SERVIDORE SUFICIENTES PARA DAR CONTA DO SERVIÇO, NO REGISTRO CIVIL É DESUMANO A QUANTIDADE DE ATENDIMENTO E O QUE OS SERVIDORES PASSAM DIARIAMENTE PARA DAR CONTA DA DEMANDA... O PROTESTO A QUANTIDADE DE SERVIÇO INTERNO É TAMANHA QUE NEM FUNCIONANDO O DIA INTEIRO SE DÁ CONTA. OS CARTÓRIOS JUDICIAIS AINDA FUNCIONAM DE FORMA MAIS AMENA DEVIDO A TEREM SERVIDORES DA PREFEITURA A DISPOSIÇÃO. E AINDA O EXPEDIENTE É DE 08:00 AS 18:00HS MESMO SEM TER QUANTIDADE DE SERVIDORES SUFICIENTES PARA O TAL REVESAMENTO. É HUMANAMENTE IMPOSSIVEL DAR CONTA DE TANTO TRABALHO.

    É PRIVATIZAR LOGO ESSES CARTÓRIOS EXTRAJUDICIAIS COM URGENCIA QUE É UMA VERGONHA O CAOS QUE SE ENCONTRA NELE NÃO PELOS SERVIDORES DO INTERIOR QUE FAZEM REALMENTE MILAGRES DIARIAMENTE EM CADA EXPEDIÊNTE.

    a COMARCA DE IRECÊ TEM EM MÉDIA UNS 30 SERVIDORES ONDE DEVERIAM SE TER MAIS DE 70.

    A POPULAÇÃO E SERVIDORES MERECEM RESPEITO E ESSA SITUAÇÃO É UMA VERGONHA!!!!!!!!!

    o INTERIOR PEDE SOCORRO!!!!!!!!!!!!
    SERVIDORES NÃO AGUENTAM MAIS

    SOCIEDADE NÃO AGUENTA MAIS ESSA SITUAÇÃO.

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