________________________________________________________
Colegas,
Nos dias 22 e 23 estive em Brasília, junto com os colegas Gervásio Lino e Marcelo Lago, de Ilhéus, para visita ao CNJ. Como todos sabemos, os sindicatos divulgaram um boletim intitulado "alerta máximo", onde tinha uma manchete horripilante - "MEDIDAS SUGERIDAS PELO CNJ AMEAÇAM SERVIDORES COM DEMISSÕES" - e que afirmava que no dia 22 a Presidente Telma Britto iria ao CNJ informar o que iria fazer para desonerar a folha.
No entanto, quem busca um pouquinho de informações, no mínimo, duvidou do que estava posto ali. Eu então, fiquei indignada com o efeito que aquilo produziu em algumas comarcas, muita gente ficou assustada - teve gente me relatando que até passou mal... Fui aprovada no concurso de 2006, estou em estágio probatório e acredito que o CNJ é o nosso parceiro na tentativa de buscar melhorias para nossas vidas pessoais e funcionais e a moralização do TJBA passa por isso. Sabendo que a presidente do SINPOJUD estaria em Ilhéus no dia 19/04, me senti na obrigação de me juntar aos colegas e discutir com ela a veracidade daquelas informações. Foi então que a mesma, se sentindo confrontada por mim, ao responder aos meus questionamentos, me "convocou" para acompanhar as ações do sindicato no CNJ.
De pronto respondi que seria mais interessante que ela levasse o colega Ruy Cleidson, que com certeza contribuiria mais do que eu e que, portanto, eu declinava do convite em favor dele. Ela não só não aceitou como retirou o convite e convidou outros colegas - que aceitaram, óbvio, ávidos que estavam em acompanhar tudo de perto - E sugeriu que eu procurasse o SINTAJ, de onde sou delegada sindical. Assim foi feito.
Deixei o trabalho e compromissos pessoais e saí da Bahia crente que participaria de uma reunião na Corregedoria, onde a Presidente Telma Britto iria apresentar ao CNJ suas possíveis medidas de desoneração da folha. Mas, infelizmente, não foi o que aconteceu. A cúpula do TJ (que vimos circulando por lá) reuniu-se com o Corregedor Gilson Dipp e nós não participamos. Restou-nos percorrer alguns setores na busca de alguma informação que acalmasse os ânimos por aqui. E isso ocorreu, conforme noticiaram os sindicatos em seus sites. Confirmo a veracidade das informações prestadas pelo SINTAJ e SINPOJUD, mesmo parecendo muito vago em alguns pontos. Foi o que obtivemos. Ouvimos que deveríamos observar o texto da LRF, ou seja, só haverão demissões em último caso.
Esperamos horas pelo mínimo de informações e já vi alguns questionando como pode ir até lá e voltar sem muitas notícias... Bom, nós só acompanhamos os sindicatos para verificar os trabalhos. Mas Ruy, que foi independente, por pedido nosso (servidores) e com nossa ajuda circulou lá com desenvoltura. Se perguntem o porque... Com certeza ele terá muita coisa pra contar!
Sempre que houver oportunidade participarei, como venho fazendo. Nas entrelinhas a gente percebe muita coisa e tenho convicção de que conseguiremos o que buscamos! Agradeço ao SINTAJ por aceitar nos levar, é assim que se faz um debate construtivo e o sindicato cumpre o seu papel. Estou à disposição dos colegas. Estamos juntos nessa!
Um abraço à todos!
Diana Deyse
Diana Deyse
E ai companheira Diana. Como é bom ter vc e outros novatos engajados no movimento sindical. Lutemos, para que um dia todos sem distinção possam comer o caviar. E para contrapor a algumas falas não entramos no TJ comendo filé não, filé come dirigentes que ganham do TJ, ganham do sindicato e ainda recebem adcionais de função. A verdadeira farra do boi esta ai. Que aliás já foi proibido em outros estados. Ibama por favor der uma passada urgente por aqui. rsss.
ResponderExcluirParabéns colega pela preocupação de acompanhar os nossos sindicatos e ver o que eles estão fazendo por lá. Deu para entender que os sindicatos não tem contato nenhum lá dentro, não tem as portas abertas lá pra eles. Devem ter tomado um chá de cadeira daqueles... Hahaha!
ResponderExcluirÉ melhor rir para não chorar... A quem estamos entregues...
Olhe, o bom é que dessa vez não foram os amigos dos sindicatos, foi gente isenta, para observar o que eles andam falando por lá e trazendo pra cá. Toda vez que forem vocês devem ir junto sim! Confio que não permitiriam que eles só expusessem o que quisessem. Porque dessa vez falaram a verdade nos sites deles? Porque não podiam mentir! Obrigado colegas por deixarem suas casas para defender o interesse de todos!
Como é bonito o que esta acontecendo nesse blog.È assim que devem caminhar as coisas, as claras, sem meia verdade, sabe, sem sujeira em baixo do tapete. A informação, sincera.É colega encaminhando email do que fez em Brasilia, é o texto do companheiro Rui que foi enviado também. Tudo sem ter a preocupação do que pode ou não ser publicado. Que bom se podessemos utilizar dos saites dos sindicatos desta mesma forma. Álias podemos sim, porquer aquilo lá é nosso, e podemos exigir mais transparência em tudo.
ResponderExcluirTal qual disse o colega acima, percebe-se dessa viagem que os sindicatos não têm a livre circulação no CNJ que imaginávamos...
ResponderExcluirFico a pensar o porquê de o CNJ vedar a presença dos sindicatos e representantes de servidores numa reunião onde deveria ouvi-los!
O CNJ não deve ser paternalista, claro. Ele é o Estado, eu sei. Por isso mesmo deve ser imparcial e justo. Fazer cumprir a Lei e punir os culpados pelo quadro lastimável em que se encontra o judiciário baiano. E os culpados não são seus os servidores.
Cadê o filé? Eu comendo filé ? Ela está louca ? Ainda estou procurando. Se alguém souber, por favor me contem. Abraços e até a assembléia do dia 7.
ResponderExcluirO comentário que o colega Cecílio se refere foi feito, por ele mesmo, no post do texto de Ruy. Já pedimos ao colega que verifique lá.
ResponderExcluir