EM MAIS UMA ASSEMBLÉIA HISTÓRICA, OS SERVIDORES DO JUDICIÁRIO BAIANO DEFLAGRAM GREVE POR TEMPO INDERTEMINADO!
Melhor do que qualquer texto que possamos elaborar, vamos transcrever a matéria do Jornal A Tarde de hoje, veiculada apenas na versão impressa, sobre a assembléia de ontem. Segue o texto:
SERVENTUÁRIOS DA JUSTIÇA VOTAM PELA GREVE
Em uma conturbada assembléia no salão do 2º Tribunal do Júri do Fórum Ruy Barbosa, os serventuários da Justiça baiana votaram pela aralisação das atividades por tempo indeterminado. A greve é uma reação ao Decreto Judiciário nº 152 do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), que determina cortes nos benefícios dos servidores, como medida de adequação à Lei de Responsabilidade Fiscal.
Houve consenso dos trabalhadores em relação à aalisação, votada nos primeiros minutos da assembléia na próxima sexta-feira (14).
A Assembléia doi conduzida pelos Sindicatos dos Servidores do Poder Judiciário do Estado da Bahia (SINPOJUD) e Sindicato dos Servidores dos Serviços Auxiliares do Poder Judiciário (SINTAJ). Após deflagrar a greve, houve tentativa de votar a minuta do anteprojeto de lei a ser encaminhado ao TJ-BA.
Sem cópias da proposta para distribuir entre os presentes e tentando colocar para apreciação numa leitura rápida, os sindicatos despertaram a fúria dos servidores, que se manifestaram com vaias e gritos.
O jeito foi abrir o microfone para pronunciamentos. Apesar das poucas vozes dissonantes, o clamor era contra os adicionais que confluem para a existência de um clã de servidores do Poder Judiciario que recebem supersalários. Como já foi denunciado por A TARDE, existem casos de vencimentos que chegam a R$ 52 mil.
Pouco deois do meio-dia, após muita discussão, que por pouco não chegou às vias de fato, ficou acordada a formação de uma comissão. Servidores da base e dos sindicatos integraram o grupo quetem como meta a revisão da minuta do anteprojeto.
ESFORÇO
"A expectativa é que consigamos concluir até o fim do dia (ontem)", disse o coordenador de comunicação do SINTAJ, Gonzalo de Alarcon. Ele destaca que a greve é uma reação ao decreto do TJ-BA que, entre outras medidas, acaba com a gratificação de eficiência. O benefício de R$ 370, explica Alarcon, equipara os salários de quem ingressou no judiciário depois de 2001 aos dos servidores admitidos antes desse ano.
Alarcon aponta ainda a retirada do auxílio-transporte para servidores lotados em comarcas do interior
A presidente do SINPOJUD, Maria José Silva, destaca ainda a contrariedade com a postura do TJ-BA que não exonerou os contratados por Regime Especial de Direito Administrativo (REDA). "Também defendemos a substituição dos cargos comissionados pelos concursados", acrescenta Maria José. "Tem como cortar gastos sem cortar do salário dos servidores", garante ela.
A assessoria de imprensa do TJ-BA informou que o órgão não vai se manifestar.
FONTE: Jornal A Tarde
FONTE: Jornal A Tarde
____________________________________________________________
A greve foi deflagrada logo nos primeiros minutos da assembléia. Tentando surpreender, foram os sindicatos que lançaram a proposta de greve. Em verdade, todos sabemos que os sindicatos sucumbiram à mobilização dos servidores iniciada dias antes nos diversos blogs, grupos de e-mails, comunidades do orkut e sites. Os servidores - principalmente do interior, que quase heroicamente se deslocaram à SSA - compareceram em massa para mostrar a união dos servidores do Judiciário. Essa mobilização, temos certeza, jamais foi experimentada pela nossa categoria! Mostramos garra, união, força e habilidade para fazer valer o nosso senso de justiça e defender a nossa opinião e direitos!
Os sindicatos surpreenderam mesmo quando apresentaram uma minuta de anteprojeto de lei vergonhosa, como alternativa para a pauta da greve que já estava declarada! Mas os servidores responderam com um sonoro NÃO! O grito uníssono era ADICIONAL NÃO! Só assim, os nossos dirigentes sindicais entenderam o recado. Apesar do calor das discussões - patrocinadas principalmente pela atuação de alguns diretores dos sindicatos, que insistiam em manobrar os trabalhos - foi arrepiante ver como os servidores estão verdadeiramente irmanados pelo propósito da moralização do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia! Provou-se que não se trata de ações isoladas ou da vontade de alguns, mas sim de uma maioria! Estamos muito felizes, depois de tanta luta, com o resultado que temos até aqui!
Não podemos deixar de registrar a presença ilustre da deputada federal Alice Portugal. A nobre deputada do PC do B esteve na nossa assembléia e resolveu se manifestar. Mas infelizmente suas palavras foram de encontro à disposição da maioria ali presente. Ela fez inferências sobre a assembléia que em nada retratava a atitude dos servidores! Nós provamos que estamos voltados para uma mesma causa. Não se trata apenas de questões financeiras, mas toda a discussão começa nela! E a deputada Alice foi lá para defender membros de seu partido - a presidente do SINPOJUD é filiada ao PC do B - e defender a entidade sindical que parece atuar contra os servidores!
Mas, como disse a colega Diana, a deputada Alice Portugal só mostrou que está distante de nós e provavelmente distante de sua base, pois ali, com certeza, estavam muitos dos seus eleitores. Melhor seria se ela estivesse cobrando dos deputados estaduais do PC do B que não votassem a favor dos projetos de lei que tramitam na ALBA, que prejudicam os servidores e também o próprio TJ Ba.
Agradecemos a presença da nobre deputada Alice Portugal. Irrefutavelmente é uma pessoa de respeito. Foi uma boa oportunidade para que ela soubesse quais são as nossas reais necessidades e reinvidicações. Porém, melhor seria se ela fosse nos falar da PEC 190/07, da qual é uma das autoras. Seria infinitamente mais salutar...
Agradecemos a presença da nobre deputada Alice Portugal. Irrefutavelmente é uma pessoa de respeito. Foi uma boa oportunidade para que ela soubesse quais são as nossas reais necessidades e reinvidicações. Porém, melhor seria se ela fosse nos falar da PEC 190/07, da qual é uma das autoras. Seria infinitamente mais salutar...
Em resumo, foi tudo isso! rs
CLAMAMOS À TODOS QUE PARTICIPEM DE MOBILIZAÇÕES NAS SUAS COMARCAS!
Façam o quanto possível para aglutinar a população, a OAB, a imprensa, os colegas e a sociedade em geral na nossa causa! Dia 14/05 TEMOS NOVA ASSEMBLÉIA!
Tenham certeza, ESTAMOS FAZENDO HISTÓRIA NO JUDICIÁRIO BAIANO!
Não adiantou nada a distribuição da camisa amarela por partes dos diretores do sindicato. Uma tentativa explicita de emcobrir o preto que todos os servidores usavam. Mais uma vez a diretoria do sindicato provou de que lado ela esta. Se eu fosse eles teria ido de preto também. Como não foram e não falam a mesma lingua dos servidores. Tomaram vaias até umas horas. Álias se emudeceram. Onde estão os delegados sindicais do sindicato, que não tomam uma providencia no conselho de representantes contra essa postura da diretoria de ir de encontro a maioria dos servidores? Quando abrirem os olhos pode ser muito tarde. A entidade esta sendo prejudicada em sua reputação.
ResponderExcluirE Edmo heim gente. Muito malhado à época do plano pelos diretores do sindicato, principalmente por aquele que era considerado a sabedoria em pessoa e que foi expulso do sindicato, esta dando a volta por cima, provando que ele não é e não era tão louco como afirmavam algumas pessoas. Mais é isso companheiro Edmo Lima. O tempo é o senhor da razão. E saiba que não cai uma folha de uma arvore sem a permissao de Deus. A justiça de Deus não falha companheiro e não tem recurso. E no dia 07 vimos uma prova disto. Vc foi eleito, democraticamente em assembleia, pelos servidores, imagine, para participar da comissão da criação de um anteprojeto de lei que pode colocar o TJ nos trilhos da moralidade. Quem imaginaria isso há uns 2 anos atrás? Sei que tem gente que deve estar se estribuchando com isso tudo. Mas, porém, todavia e entretanto "a gente so colhe o que plantamos"
ResponderExcluirParabéns Servidores!!!! Vcs são demais....
Sindicatos se movimentem, cade a campanha nas ruas da greve. Queremos outdoor, busdoor, faixas, cartazes e o diabo a quatro. Se não vamos cobrar de vcs a responsabilidade.
ResponderExcluirComo exemplo podemos cologar no outdoor o salario daquele moçinho que recebe 52.000,00 e abaixo o contrachegue de um simples mortal que recebe 2000.00. Ja imaginou o impacto. Façam isso urgentemente. OK!E podem usar a minha idéia eu deixo.
EDMO LIMA virou Deus!!????...
ResponderExcluirQue DEUS nos proteja "desse" que quando foi presidente do nosso SINDICATO deixou muito a desejar. NÃO FEZ NAAAADA!!!. Caso não seja do seu tempo ou desconheçam a história da sua "inoperante administração", vale à pena buscar conhecer, para que esse lobo não dê seus berrinhos de cordeiro. NELE EU NÃO CONFIO!!!!!Embora NÃO CONCORDE com a atual posição da presidência do nosso sindicato, não esqueçamos que por meio dela alcançamos várias conquistas. ELES AGORA ESTÃO DEIXANDO A DESEJAR; ESTÃO CONIVENTES COM SUAS POSIÇÕES PARTIDÁRIAS ESQUERDISTAS, afrouxando para o TJ e principalmente nas pressões sobre o governo estadual. Não esqueçamos que o atual governador é do PT. Uma greve do Judiciário, em ano eleitoral, de certa forma prejudica a imagem do "COMPANHEIRO". Então colegas servidores, fechemos as portas para oportunistas como EDMO e sejamos um calo no calcanhar de ZEZÉ. Afinal, nós a reconduzimos ao cargo para fazer ecoar a nossa voz. E se ela não o fizer, NÓS, MOBILIZADOS, CONSCIENTES DO NOSSO PAPEL IMPORTANTÍSSIMO NO JUDICIÁRIO BAIANO E CONVICTOS DA NOSSA INOCÊNCIA NESSE ROMBO VERGONHOSO faremos com que presidentes do SINPOJUD, SINTAJ, TRIBUNAL ou qualquer outro(beneficiário do adcional de função), respeitem os nossos DI-REI-TOS.
GREVE SIM... UNIÃO JÁ!!!!!
Acooooorda SINPOJUD!!!! Líderes sérios estão pintando.
Se toca EDMO!! Quem não te conhece que te compre.